LUCROS MAIORES
Como produzir mais usando métodos avançados para recomendar insumos e fertilizantes
Receba conteúdos exclusivos e de relevância em Fertilidade do Solo
As características físicas, químicas e biológicas de um solo são os atributos que definem a capacidade produtiva das culturas. Monitorar essas características torna possível acompanhar a evolução da fertilidade do solo e moldá-las de acordo com os objetivos de cada produtor.
A interpretação da análise é o ponto crucial de qualquer programa de correção da fertilidade do solo.
Interpretar uma análise de forma negligente ou descomprometida com o desempenho da lavoura é a principal razão de existir solos com produtividades medíocres.
Para definir a correção do solo, devemos considerar os seguintes aspectos:
- Valor da CTC potencial a pH 7,0;
- Saturação de bases no solo (V1);
- Saturação de bases desejada (V2);
- Saturação de cálcio, magnésio e potássio no solo;
- Saturação desejada de cálcio, magnésio e potássio;
- Valor desejado de fósforo;
- Teores de enxofre e micronutrientes no solo.
Você deve estar se perguntando: qual o método ideal para recomendar insumos e fertilizantes?
Vamos apresentar a forma convencional de corrigir o solo e o método inovador que usamos para buscar altas produtividades.
RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Método convencional de correção do solo
Através da fórmula NC, desenvolvida para calcular a calagem visando a elevação da saturação de bases (V%), determinamos a quantidade de calcário que aplicado ao solo irá promover o aumento da saturação de bases e a correção da acidez do solo.
Fórmula NC (ton/ha) = [(V2 – V1) x T x f ]/100
- V2 = saturação de bases desejada, em porcentagem
- V1 = saturação de bases (S) presente no solo
- T = CTC potencial a Ph 7,0
- f = fator de correção do calcário (f = 100/PRNT)
- S = soma de bases (Ca + Mg + K + Na)
Com a determinação da calagem pela fórmula convencional (NC), o profissional fica restrito à utilização de apenas um calcário para elevar a saturação de cálcio e magnésio.
Essa limitação da fórmula não permite que arbitremos valores pré-definidos para cálcio e magnésio, não sendo possível definir o valor das concentrações desses elementos no solo.
Para contornar essa limitação da fórmula na recomendação da calagem, outros métodos foram propostos com a finalidade de elevar a saturação de bases aos valores desejados e ao mesmo tempo monitorar o aumento da saturação de cálcio e magnésio.
Método para buscar altas produtividades
Diferente da limitada fórmula NC, adotamos o método PCSB – Proporção de Cátions na Saturação de Bases – através do qual temos condições de elevar a saturação de bases para neutralizar a acidez do solo, ao mesmo tempo em que monitoramos Ca, Mg e K para que permaneçam em equilíbrio no complexo de troca.
Conseguimos alcançar produtividades acima da média incluindo nos cálculos a associação de calcários com diferentes concentrações de cálcio e magnésio. Definimos, por exemplo, a saturação do cálcio a 55% e magnésio a 15% e com a associação de calcários essas metas são facilmente alcançadas.
Ainda segundo esse método, o potássio também entra no cálculo da saturação para manter o equilíbrio entre os elementos Ca, Mg e K.
Para montar um programa de correção do solo seguindo o método PCSB, verificamos inicialmente a CTC potencial. Em função desse valor, definimos a saturação desejada (v%) de cálcio, magnésio e potássio.
A CTC potencial (CTC a pH 7,0), medida em cmolc/dm3, mostra-se de grande importância na recomendação de corretivos e fertilizantes. Ela determina o potencial produtivo do solo, através da capacidade de reter cátions em sua estrutura molecular.
Essa forma de administrar a correção do solo, implementada através de criteriosa interpretação das análises de laboratório, proporciona as bases para a construção sustentável da fertilidade e a contínua elevação da produtividade das culturas.
Aumentar a produtividade agrícola é um desafio constante para os agricultores modernos. Se você está lutando com baixos rendimentos nas suas lavouras, nós entendemos as dificuldades que isso pode causar. Apresentamos a solução: nosso inovador sistema de recomendação de corretivos e fertilizantes, projetado para impulsionar sua produção e garantir colheitas mais abundantes.
Nossa jornada por insights em fertilidade do solo continua. Se este conteúdo foi esclarecedor, contribua, inscreva-se no canal Solo Equilibrado no Youtube para receber mais informações sobre fertilidade do solo e não deixe de compartilhar com outros entusiastas agrícolas. Vamos juntos impulsionar o conhecimento sobre como tornar um solo altamente produtivo e promover práticas agrícolas mais sustentáveis.
Receba conteúdos exclusivos e de relevância em Fertilidade do Solo
Achou legal essa publicação? Comente abaixo.